Monday, March 14, 2005

"MENS@GEM PARA VOCÊ" !!!

Acho que todo mundo já viu "Mens@gem Para Você" ("You've Got Mail"). Passa quase todos os dias na TNT, canal de tv a cabo. O enredo é o seguinte: a dona de uma pequena livraria (Meg Ryan) troca e-mails com um cara (Tom Hanks) que ela conheceu num chat. O problema é que ele é na verdade o dono de uma grande rede de livrarias que está tirando todos os pequenos proprietários do mercado, inclusive a loja dela. E é claro que ela o odeia por isso. Mas não sabe que está se correspondendo justamente com ele. O filme é dirigido pela Nora Ephron, que também dirigiu os dois (Ryan e Hanks) em "Sintonia de Amor" ("Sleepless In Seattle") , um dos meus favoritos. Inclusive o nick que eu usava nos meus tempos de chat era "Sleepless In São Paulo".

É superinteressante como "Mens@gem Para Você" mostra a transição do "virtual" para o "real" com um olhar assim tão romântico que faz qualquer um acreditar que relacionamentos iniciados na net podem dar certo sim senhor. Bom, nunca disse o contrário disso. Só acho bobagem restringir a relação ao meio eletrônico, com medo de um encontro que possa acabar com o encanto. E tem um detalhe no filme que explicita bem em que circunstância uma relação pode passar de "virtual" para "real": numa determinada cena eles combinam de se encontrar num bar, para se conhecerem pessoalmente, e o cara leva um amigo com ele, para antes dar uma checada se a garota é "bonita" ou não. Então, após ouvir o "ok" do amigo, ele exclama todo feliz:

- Eu sabia que ela era bonita !!! Ela tinha de ser bonita !!! Só podia ser bonita !!!

Não adianta: você pode amar a figura que conheceu na net. Mas se na real não rolar uma "química", nada feito. É como um castelo de areia. Vai tudo por água abaixo. Muitas vezes não fica nem uma amizade virtual, pois você simplesmente até deleta a pessoa dos seus contatos ...

Mas então, só para deixar bem claro o que quis dizer no post anterior, penso sim que a net é um bom "meio" de encontrar pessoas, mas não deve ser um "fim" em si mesmo, não deve substituir o contato humano. E tem gente que usa a net não para "conhecer" pessoas, mas para se relacionar "virtualmente " com elas. É onde o "meio" passa a ser um "fim" em si mesmo. Mas como muita gente não entendeu direito, acho melhor conceituar o que é uma coisa e o que é outra ...

MEIO - esfera onde se dá o relacionamento, ambiente (ainda que virtual) e suas características, condicionamentos e limitações específicos; recurso empregado para se atingir um objetivo; método; o meio de comunicação;

FIM - objetivo a ser alcançado; finalidade, intenção; propósito ...



Mas afinal o quê move um chat? Li há algum tempo atrás um artigo na revista Info, assinado pelo colunista Dagomir Marquezi, onde ele fazia esta mesma reflexão, discorrendo sobre este jogo de "crença e projeção"; esta coisa surreal de duas ilusões dialogando. Seria solidão ? Carência afetiva ? Baixa auto-estima ?! Sei lá. Mas uma coisa é certa: num chat ninguém é necessariamente o que diz ser. E como ele comentou no tal artigo, um chat lembra um pouco o grande clássico da literatura universal, " Divina Comédia", onde o escritor Dante Aligheri faz uma incursão ao inferno, purgatório e paraíso. Para quem não leu o livro, no inferno de Dante ninguém tem nome, rosto, identidade ...

E num chat não é diferente disso. Por trás de um "nick" pode estar qualquer um. Sim, um baixinho que afirma ter 1,89m de altura e ser a cara do Brad Pitty; uma morena que se diz loira, assalariado que se diz empresário e assim por diante. Todas as personas são possíveis. O mundo virtual é totalmente descolado do real. Cada um é quem quiser ser ou fingir ser. Parece um baile de máscaras ou uma festa à fantasia. Logo percebi que a garota sobre quem comentei acima era exceção e não a regra deste submundo de anônimos, carentes, solitários, mal resolvidos e afins ...

Nos MSNs e ICQs da vida a coisa não é tão diferente. Fora a mesma superficialidade de um chat, muitas vezes todo encanto é apenas uma questão de "on" ou "off". Perde-se o maior tempo teclando com alguém e a relação não evolui. E isso mesmo quando a "barreira geográfica" não é a principal objeção. Fora que é uma relação absolutamente condicionada pelo meio. E é isto que eu não gosto. Sem falar que sou totalmente missivista, epistolar, prefiro um meio mais tangível de comunicação: a boa e velha carta !!! Mas por favor, não pense que sou como um maluco que tem lá no "Mens@agem Para Você", que "por razões filosóficas" prefere a máquina de escrever ao computador ...

----------------------

"AGAIN"

( LENNY KRAVITZ)

"I've been searching for you
I heard a cry within my soul
I never had a yearning quite like this before
Now that you are walking right through my door
All of my life
Where have you been
I wonder if I'll ever see you again
And if that day comes
I know we could win
I wonder if I'll ever see you again
A sacred gift of heaven
For better worse wherever
And I would never let somebody break you down
Or take your crown, never
I've searched through time, I've always known
That you where there, upon your throne
A lonely queen, without her king
I've longed for you, my love forever
I wonder if I'll ever see you again ...'

TRADUÇÃO:

" Tenho procurado por você
Ouvi um grito dentro da minha alma
Nunca tive, plenamente, um desejo como este antes
Agora que você está passando direto pela minha porta
Toda a minha vida
Onde você tem estado?
Eu me pergunto se algum dia a verei novamente
E se esse dia chegar
Eu sei, nós poderíamos vencer
Eu me pergunto se algum dia a verei novamente
Um presente sagrado do céu
Para o melhor, pior, seja onde for
E eu nunca deixaria alguém te magoar
Ou levar sua coroa, nunca
Eu tenho procurado através dos tempos, eu sempre soube
Que você estava lá, sobre seu trono
Uma rainha solitária, sem seu rei
Eu esperei por você ,meu amor, o tempo todo
Eu me pergunto se algum dia a verei novamente ... "

------------------------

Para comentar é só clicar abaixo em "Comment" ---

----------------------------

Para visitar meu Blog anterior, clique aqui !!!

Free Website Counter
Free Hit Counters ------------