Wednesday, March 02, 2005

"ATMOSPHERE"

Quem me conhece há mais tempo sabe que gosto sobretudo das bandas que me ajudaram a sobreviver à adolescência, tipo The Smiths e Legião Urbana. Quanto a "uma música", certa vez num show do Oasis, o Liam Gallagher,vocalista, disse o seguinte:"Das 50 melhores músicas de todos os tempos, 49 são dos Beatles. A outra é esta aqui!" E aí eles mandaram "Wonderwall".

Concordo quase que plenamente. A música que melhor me traduz é "In My Life", dos Beatles. Mas vou eleger como sendo "a música", a belíssima "Atmosphere", do *Joy Division. É a canção mais triste de todos os tempos. Harmonia perfeita entre música e letra, que fala sobre a forma mais cruel de se deixar alguém, que é partir em silêncio. Como isso dói !!! O som é superclimático, quase hipnótico; e o vocal é angustiante, cortante...

Havia um tempo, mais precisamente quando a gente se conheceu, em que eu ficava forçando a barra, incomodando você, mesmo sabendo que todo aquele sentimento era absolutamente unilateral, mesmo todo mundo dizendo que não tinha jeito e, também, mesmo você sempre enfatizando isso. Pois é, hoje vejo o quanto fui infantil e quero pedir desculpa por tudo e por todas as cenas que provoquei. Mas só os céus sabem o quanto eu lutava contra aquilo tudo. No entanto, eu não tinha como tirar você da cabeça e, principalmente, do meu coração. Afinal, eu estava perto demais da sua atmosfera ! Ainda bem que tinha essa música ...

"ATMOSPHERE"

(JOY DIVISION)

" Walk ... in silence
" Anda ... em silêncio
Don't walk away ... in silence
Não te afasta assim ... em silêncio
See the danger ... always danger
Veja o perigo ... sempre há perigo
Endless talking ... life rebuilding
Conversas sem fim ... vidas em reconstrução
Don't walk away
Não vá embora
Walk ... in silence
Caminhe ... em silêncio
Don't turn away ... in silence
Não vire as costas e saia andando ... em silêncio
Your confusion - my ilusion
Tua confusão ... minha ilusão
Worm like a mask of self-hate
Vestida como uma máscara de ódio-próprio
Confronts and then dies
Confronta-se e, em seguida, morre
Don't walk away
Não te afaste
People like you ... find it easy
Pessoas como você .. Acham fácil
Aching to see ... walking on air
Doente para ver ... andando sobre o ar
Hunting by the rivers, through the streets
Caçando às margens de rios ... através das ruas
Every corner - abandoned too soon
Em cada canto - Abandonada cedo demais
Set down with due care
Colocada no chão com cuidado
Don't walk away ... in silence ... "
Não saia andando ... em silêncio ... "

------------------------------------------

"Já não se encantarão os meus olhos nos teus olhos
Já não se adoçará junto a ti a minha dor
Mas para onde eu vá levarei teu olhar
E para onde caminhes levarás a minha dor
Fui teu, foste minha. O que mais ?
Juntos fizemos uma curva na rota
Por onde o amor passou
Fui teu, foste minha.
Tu serás daquele que te ame
Daquele que corte na tua horta
O que semeei eu
Vou-me embora. Estou triste:
Mas sempre estou triste
Venho dos teus braços
Não sei para onde vou.
Do teu coração me diz adeus uma criança
E eu te digo ADEUS. "

(Pablo Neruda)

-----------------------------

* Ao lado dos Smiths, o Joy Division foi uma das bandas mais importantes dos anos 80. Os dois grupos tinham em comum Manchester, a cidade natal, e dois dos maiores poetas da história do pop inglês: Morrissey, vocal dos Smiths e retrato vivo da solidão; e Ian Curtis, a voz torturante (que toca fundo na alma) do Joy Division.


------------------------

Para comentar é só clicar abaixo em "Comment". E se você quiser que eu responda, deixe seu nome e e-mail ...


----------------------------

Para visitar meu Blog anterior, clique aqui !!!

Free Website Counter
Free Hit Counters ------------